segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nelson Mandela está em estado crítico, diz presidência sul-africana

Nelson Mandela, de 94 anos, está internado há 17 dias por conta de uma infecção pulmonar
  
 
    Nesta segunda-feira (24) o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou que o estado de saúde de Nelson Mandela é crítico. "O ex-presidente Mandela permanece em estado crítico no hospital. Os médicos fazem todo o possível para assegurar o bem-estar e conforto", disse Zuma à imprensa.
Após uma semana de silêncio, a presidência havia comunicado no sábado (22) que o estado de saúde de Mandela era grave, mas estável, mas a CBS revelou um agravamento no quando do ex-presidente.
Segundo a CBS, os rins e o fígado de Mandela estão funcionando pela metade e ele não abre os olhos há dias. O canal informou também que Mandela precisou ser ressuscitado ao chegar no hospital, no dia 8 de junho.
A presidência sul-africana reafirmou neste domingo (23) que o problema mecânico na ambulância que levava Mandela ao hospital, e que atrasou a sua chagada em 40 minutos, não agravou o estado de saúde de Mandela.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, está internado há 17 dias por conta de uma infecção pulmonar. Desde dezembro de 2012, Mandela foi internado quatro vezes por conta de infecções pulmonares.
Mandela tem sido vulnerável a problemas respiratórios desde que contraiu tuberculose durante sua prisão sob o regime racista do apartheid, em Robben Island, na costa da Cidade do Cabo, onde passou 18 dos 27 anos de prisão.
Mandela é um ícone da luta contra o apartheid na África do Sul e foi o primeiro presidente negro do país em 1994. (AR)
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário